Historiadores apontam que a Polinésia foi povoada há cerca de três mil anos através do uso de canoas divididas entre um casco, chamado “Hull”; o flutuador lateral, chamado “Ama” e os braços que ligam a canoa ao flutuador, chamados “Iakos”.
Os primeiros povos que lá chegaram se locomovem por meio de canoas cuja propulsão era feita por meio de remos e velas. Essas canoas se tornaram um dos mais fortes e representativos ícones da cultura polinésia, mantendo suas características fundamentais.
Por Luciano Meneghello - site: weves.com.br
Desenvolvemos produtos exclusivos para Va'a.
Nossas capas de cobertura são completas. Produzidas sob-medida para diferentes modelos de canoas e protegem as mesmas contra a ação das intempéries, reduzindo em grande medida o desgaste natural das embarcações. Possuem cadarço em toda a volta, costuras reforçadas, alças e cabos de amarração, sistema de ventilação e contra o acúmulo de água de chuva. São resistentes, repelentes à água e com grande resistência ao desbotamento. Tem como principal característica a capacidade de respirar, permitindo a evaporação através das tramas do tecido, evitando o efeito estufa no interior do barco. As capas filtram os danosos raios UV, evitando a deterioração causada pelo sol e reduzem o trabalho de limpeza, mantendo a poeira do lado de fora.